terça-feira, outubro 28, 2008

...Erramos...


Tem coisas no nosso dia a dia que parecem tão insignificantes mas que se pensarmos sobre elas agente percebe que conhecemos muito pouco do nosso dia a dia.

Quem é que nunca viu aquela tímida seção no jornal de nome "Erramos"? É uma seção pequenininha que corrige os erros do jornal passado. Apesar de tão pequena e simples essa é uma das coisas que sempre me intrigou.

Fico imaginando com uma seção dessas é feita. Será que existe um cara esquisitinho, que provavelmente não foi na festa de formatura porque estava em uma parte importante de um livro de Karl Marx, contratado só para ficar relendo o jornal e procurar informações equivocadas? Se for... eu juro que eu tenho pena dessa pessoa!

Também existe a possibilidade de serem pessoas que tem o trabalho de ler o jornal todos os dias e mandar por e-mail, cartas ou telefonar para o jornal contando os erros deste. Agora eu pergunto... Se isso é verdade porque essas pessoas que sabem tanto do que está acontecendo lêem o jornal afinal? E se são realmente os leitores que fazem essas observações eu acho que eles devem ser de outro planeta ou coisa assim... Você ja viu brasileiro ter um baita trabalho para fazer qualquer coisa em que; ele não vai ganhar dinheiro, o nome dele não vai aparecer e/ou ele não vai ganhar nenhum brinde? Com certeza esse ser não existe...

Chego a última e mais concreta hipótese que eu tenho: As pessoas que saem nas notícias ficam putas da vida quando vêem que falaram alguma coisa errada sobre elas e ligam lá no jornal xingando deus e o mundo até eles acrescentarem uma nota que humildemente eles chamam de "erramos". O que reflete bem a nossa sociedade de hoje em dia. Cada um tão egoísta que pensa somente no seu próprio nariz.

Como eu não quero que a terceira opção seja a correta eu ainda estou apostando nos Et's velhinhos que gostam de ver como a nossa cultura se comporta mas tem TOQUE e acabam tendo que corrigir todos os erros dos relatos que eles percebem! Fiquem vocês com a hipótese que preferirem.

2 Comments:

yuribt said...

Essa seção é feita a partir de muitas pessoas que perceberam. Às vezes o próprio jornalista está relendo a sua matéria e percebe uma cagada. Às vezes é a pessoa citada que percebe que aquela foto não é a dela.
Mas os jornais "erram" absurdamente. Na sua segunda opção, é fácil imaginar pessoas que realmente mandam emails e cartas pro jornal quando percebem um erro absurdo. Os jornais, frequentemente são tendenciosos, e a parte não-favorecida tem todas as forças do mundo pra ir lá reclamar. Quando o jornal percebe um erro de informação, coloca no "Erramos", mas se for uma deturpação de opinião dissimulada, fica lá, por mais que se mande cartas e cartas.
Então não é a questão de uma pessoa que sabe tudo e ainda se dá ao trabalho de ler o jornal, é a pessoa que não vê o jornal como imparcial e faz pressão pra que ele não o seja, ou seja menos.
O carinha q faltou na formatura, acho que ele faz o trabalho antes de o jornal ser publicado. Ou realmente faça depois, o que é uma tarefa triste, mesmo.

Pioux's said...

Hahaha Obrigada Yuri =)